AIPA

Atendimentos atingem número recorde em 2022

No ano em que a Rede CLAIM e o CLAIM de Ponta Delgada completam 20 anos de existência, batemos o recorde de atendimentos.
A AIPA, através dos seus Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, em Ponta Delgada e em Angra de Heroísmo, atingiu um número recorde de atendimentos a cidadãos estrangeiros em 2022.
A nacionalidade que se destacou foi a brasileira e foram as mulheres que mais procuraram os serviços dos CLAIM.
No total, são contabilizados 3.110 atendimentos, dos quais 2.522 correspondem aos cidadãos nacionais de países terceiros, o que representa um aumento de 52% em relação a 2021.
O CLAIM de Ponta Delgada, sedeado na ilha que concentra o maior número de estrangeiros residentes (43%), foi o que contabilizou mais atendimentos, 1.614 (51.9%), e que teve um aumento de 26% em relação a 2021.
Já em Angra do Heroísmo, foram efetuados 1.496 atendimentos (48.1% do total), representando um aumento exponencial de 98%.
Os dois centros apoiaram, no total, 697 cidadãos estrangeiros de 41 países, sendo 332 homens e 365 mulheres.
O total dos atendimentos foram efetuados a cidadãos de 48 nacionalidades diferentes, sendo às 5 mais representativas que procuraram os nossos serviços, destaca-se a brasileira (49,5%), seguindo-se a ucraniana (11,2%), a caboverdiana (7,7%), americana (4,3%) e, por fim, a chinesa (3,6%). De realçar que foram também atendidos cidadãos de países como Nicarágua, Sri Lanka, Líbia, Cazaquistão, Israel, Nepal, Filipinas, entre outros.
Diversos problemas ou necessidades fazem os imigrantes recorrerem à Associação. Os dados apurados pela AIPA, no seu relatório de atendimentos, contabilizou 19 grandes assuntos abordados e mais de 80 subassuntos, sendo os principais temas: apoio a permanência em território nacional (53%), apoio nas questões relacionadas com as Finanças (9%), SOS Ucrânia (6,5%), Trabalho (5%), Segurança Social (5%), aquisição de nacionalidade portuguesa (4%), entre outros.
O ano de 2022 foi marcante para a AIPA que, além de desempenhar um papel muito ativo no processo de acolhimento e integração de cidadãos refugiados ucranianos nos Açores, recebeu o maior número de sempre de cidadãos que procuraram os seus serviços.
Estes dados reforçam o reconhecimento cada vez maior, por parte dos cidadãos, e a importância que a AIPA tem no processo de acolhimento e integração dos imigrantes na sociedade açoriana.

Publicado: Sexta, 03 Fevereiro, 2023

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter