AIPA

Tu Existes, Tu Contas

Tu Existes, Tu Contas

 O projeto "Tu existes, Tu contas" surgiu em 2008, uma parceria entre a AIPA e a UMAR-Açores, numa altura em que se começou a verificar que a mulher imigrante, principalmente a desempegada e doméstica, se sentia isolada, dedicando-se, apenas, à esfera doméstica. Facilitar a sua integração, quebrar este isolamento e criar laços reais de amizades foram os objetivos primordiais do projeto.

A iniciativa, retomada em 2011 e 2012, consiste, assim, num encontro quinzenal entre mulheres imigrantes e açorianas, onde partilham a sua cultura, dando a conhecer receitas culinárias, músicas, danças, histórias e línguas dos seus países.

Nas sessões há, ainda, o “livro viajante”, onde cada participante narra a sua história, o seu percurso migratório e uma receita típica do seu país que, geralmente, na sessão seguinte, traz cozinhada para que as colegas possam saborear e conhecer a sua gastronomia. É intenção da AIPA elaborar, no final, uma publicação com o “livro viajante” que já conta com inúmeras histórias e receitas.

Visitas pela ilha de São Miguel, piqueniques, tardes interculturais e atividades para angariação de fundos para o projeto estão também no plano de atividades deste projeto.

Imigrantes ou açorianas, mulheres desempregadas, "donas de casa", reformadas ou até estudantes, é nestes encontros que estas mulheres podem sair da sua rotina e ter tempo para pensar em si, refletir sobre diversos temas e partilhar a sua história.

Siga os nossos encontros através da seguinte página no facebook: https://www.facebook.com/TuExistesTuContas

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter