AIPA

Trabalho escolar cria polêmica ao perguntar “o que é um imigrante ilegal?”

Enquanto Washington debate o assunto da imigração há anos, sem entretanto encontrar uma resolução, o trabalho escolar de uma escola da Geórgia causou espanto e indignação nos parentes dos alunos. Intitulado de “O que é um imigrante ilegal” o trabalho continha diversos materiais considerados inapropriados e chocantes pelos pais. O irmão de 9 anos de idade de Kelly Avalos pediu a ela ajuda para fazer o dever de casa. Era uma leitura de uma história sobre imigração ilegal. O irmão está no terceiro ano da Chesney Elementary School, na cidade de Duluth. Sua classe foi para casa com um pacote de material de leitura com uma história intitulada “O que é um imigrante ilegal?” “Eles deveriam ser mais responsáveis com o que é dado para estas crianças, disse Avalos.

Em uma das questões de múltipla escolha, a de número 6, a seguinte pergunta era feita: o que os EUA fazem com os imigrantes ilegais? As opções eram:

A. Os EUA os coloca para trabalhar no Exército

B. Os EUA os envia para o espaço

C. Os EUA os mata

D. Os EUA os envia para o lugar de onde vieram

 “Ler as questões e ler as respostas para a questão de número 6 foi muito perturbador”, disse Avalos. O porta-voz do Distrito das Escolas do Condado de Gwinnett, Jorge Quintana, disse que “neste caso nós acreditamos que o material não foi apropriado para uma sala de aula”. Quintana disse ainda que a história foi uma das diversas peças de material de um website educacional. Ele afirmou que cada escola tem um comitê de mídia que aconselha os professores em qual material do website é apropriado. Eles estão verificando se o comitê sabia sobre o dever de escola ou se o professor o fez por conta própria. “Dependendo do que for encontrado, poderá haver ação disciplinar assim como treinamento adicional para os nossos professores”, disse Quintana. O material foi retirado de um website chamado Edhelper.com, que mantém um serviço de assinatura para oferecer materiais escolares. No site é informado que o serviço foi criado por uma equipe de professores. “Nós recebemos muitos comentários sobre este artigo”, informou a empresa Edhelper.com através de um comunicado. “Nós sentimos que a questão foi mal concebida e ela foi removida do artigo. O objetivo principal do artigo foi o de ensinar interpretação de texto e também mostrar que as pessoas precisam de permissão antes de ir para outro país”. O material foi removido do website após as reclamações. Avalos disse que ela deseja que os pais fiquem atentos. “Eu gostaria que todos os pais ficassem alertas no que, na realidade, é ensinado para nossas crianças e o que eles estão lendo’, disse. “Isto faz a cabeça deles”. O Distrito Escolar enfatizou que a tarefa escolar não era uma aula sobre imigração. A intenção do professor foi usar isso como lição de compreensão de texto.

Comunidade News, 6 de Abril de 2011.

Publicado: Quinta, 07 Abril, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter