AIPA

CLAIM de Angra do Heroísmo comemora 13 anos

Numa lógica de descentralizar as suas ações e convergir com a realidade regional do fenómeno migratório, em 2005, a AIPA dá os primeiros passos com a criação de uma delegação na ilha Terceira.
A 28 de maio de 2008, é inaugurado o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) em Angra do Heroísmo, numa parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e o Governo dos Açores, com apoios da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Junta de Freguesia da Conceição.
Desde essa data, o CLAIM de Angra de Heroísmo tem prestado serviços nas mais diversas áreas aos cidadãos, nomeadamente:
- Enquadramento legal sobre a Lei de Estrangeiros e apoio no processo de regularização; informação sobre reagrupamento familiar; informação sobre o acesso à educação e à saúde; apoio e informação sobre o retorno voluntário; apoio na aquisição de nacionalidade portuguesa; apoio na procura de emprego, elaboração de currículo e na procura de habitação, realização de cursos de Português para estrangeiros; apoio nos contatos com as missões diplomáticas, etc
Ao longo da sua existência, o CLAIM de Angra do Heroísmo efetuou mais de 2.500 atendimentos aos cidadãos imigrantes residente na ilha Terceira.
Em 2020, foram realizados 358 atendimentos a cidadãos de 22 nacionalidades, sobre 36 assuntos diferentes.
Além dos atendimentos, temos desenvolvidos atividades de sensibilização para as questões das migrações, como ida às escolas para realização de palestras com a comunidade estudantil. Na vertente da interculturalidade, a atividade com maior destaque é o Dia do Imigrante e do Diálogo Intercultural em Angra do Heroísmo, em parceria com a Câmara Municipal.

Publicado: Sexta, 28 Maio, 2021

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter