AIPA

Número de imigrantes em Portugal cresce para 29 mil em 2017

Fotos: Direitos Reservados 

Entraram em Portugal 29.055 novos imigrantes de países terceiros à União Europeia, durante o ano de 2017. Os dados foram avançados, no passado dia 17 de abril, pelo Diário de Notícias (DN) e pela Sábado, com os números provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Este número representa um aumento de 19% da imigração no nosso país, comparativamente a 2016. “Desde 2012 que não eram aceites tantos imigrantes no país”.

De acordo com os referidos jornais, o trabalho, a reunificação familiar, os investimentos, os estudos ou as investigações são as principais razões da entrada de estrangeiros no país.

Segundo o DN, “nos últimos seis anos, Portugal regularizou quase 150 mil imigrantes, permitindo-lhes a entrada no espaço Schengen ao abrigo da legislação da imigração”.

A Sábado acrescenta que esses mesmos dados mostram que em 2012 foram atribuídas 28.681 residências, valor que baixou para 22.600 em 2013 e que se manteve até 2015. Em 2016 verificou-se uma subida de 9,3% e que foi seguida por um aumento de 18,8%.

O ano de 2013, altura em que baixou o número de autorizações de residência entregues, corresponde ao período da crise económica que o país atravessou. “A escassez de emprego pode explicar a razão da diminuição de entradas no país”, lê-se.

“A lei da imigração portuguesa aplica-se aos "cidadãos estrangeiros e apátridas", com excepção dos nacionais "da UE, do Espaço Económico Europeu ou de um Estado terceiro com o qual a Comunidade Europeia tenha um acordo de livre circulação de pessoas", como a Suíça. Os que não estão incluídos nesta lista são os chamados "países terceiros"”, informa o DN.

Os dados são provisórios e só com a publicação do relatório do SEF, em junho, se poderá perceber as nacionalidades de quem mais contribuiu para o aumento de imigrantes.

Mais informações em DN ou Sábado

Publicado: Segunda, 23 Abril, 2018

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter