AIPA

Futuro dos emigrantes explorado em seminário

Foto: AEA

O envelhecimento nas comunidades da diáspora e nos Açores e as oportunidades de empreendedorismo e investimento económico no Canadá, Estados Unidos da América e no arquipélago foram os temas explorados no 1º seminário sobre o futuro da emigração da Associação dos Emigrantes Açorianos (AEA).

“Perspetivas para um futuro do Emigrante de ontem ou de hoje” foi o título do encontro que decorreu, na passada sexta-feira, 17 de fevereiro, no Parque Tecnológico Nonagon, na Lagoa, e que reuniu emigrantes, técnicos de instituições, jovens estudantes e especialistas açorianos e internacionais.

A sessão de abertura contou com a participação do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, em representação do Governo dos Açores, onde afirmou que “é tempo de contribuirmos para o projeto açoriano onde quer que estejamos e é tempo de pensarmos no projeto açoriano com todos os açorianos, onde quer que eles estejam”.

O seminário, dividido em dois painéis, pretendeu abordar o futuro da emigração sob as perspetivas sociológicas e económicas.

A primeira que contou com representantes de centros que trabalham com idosos emigrantes açorianos no Canadá e na América e com investigadoras açorianas da Universidade dos Açores explorou o tema do envelhecimento na diáspora e nos Açores.

“Os emigrantes idosos nos países de acolhimento são gente, tipicamente, pouco instruída e até com barreiras linguísticas”, lê-se na nota de imprensa da AEA. 

Deste painel, ficou a ideia de que nos Açores há ainda muito a fazer no que respeita a qualidade de vida do idoso, “até porque há cada vez mais emigrantes a escolherem envelhecer nos Açores”.

Oportunidades de investimento económico nos Açores, Canadá e EUA foi também tema de discussão neste seminário. A cônsul dos EUA em Ponta Delgada, o conselheiro e cônsul da Embaixada do Canadá em Lisboa e o presidente da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores apresentaram programas de apoio ao investimento nestas regiões.

A encerrar este primeiro encontro da Associação dos Emigrantes Açorianos, o presidente Luís Silva deixou claro que é intenção da entidade continuar com esta iniciativa que tem ainda muito por explorar no campo da emigração.

 

Aproximar e divulgar os Açores e a sua diáspora açoriana, assim como criar um espaço de diálogo para uma maior compreensão do fenómeno migratório foram os principais objetivos do evento.

Publicado: Segunda, 20 Fevereiro, 2017

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter