AIPA

Chineses celebram ano novo em Lisboa, Porto e Portimão

Texto: AIPA com ACM 

A Embaixada da República Popular da China promove nos próximos dias 19, 20 e 21 de janeiro, em Lisboa, Porto e Portimão, as celebrações do Ano Novo Chinês que contará com a dança do dragão, espetáculo de ópera, desfiles, feiras e exposições.

No Norte e no Sul do país, as comemorações acontecem já esta sexta-feira, dia 19 de janeiro.

No Porto, a Dança do Dragão animará a Rua de Santa Catarina durante o dia e à noite, pelas 21h, um espetáculo da companhia de Ópera Wu de Zhejiang subirá ao palco do Coliseu. Já a Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, acolherá várias demonstrações de atividades artesanais tradicionais (recorte de papel, tecelagem de cânhamo, escultura de argila e apresentação de teatro de sombras).

Em Lisboa, cidade que acolhe o evento pelo quarto ano consecutivo, as celebrações decorrerão nos dias 21 e 22 de janeiro, na Avenida Almirante Reis e no Martim Moniz, entre as 10 e as 17 horas, com desfiles, feiras, e demonstração de atividades tradicionais chinesas.

Nestas três cidades, as celebrações contam com a parceria das três câmaras municipais e terão o apoio de diversas instituições da China, da Região Administrativa Especial de Macau e de Portugal, e as associações da comunidade chinesa no país.

A entrada no novo ano Chinês – ano 34 do ciclo 78, que tem o Galo como signo e o fogo como elemento – acontecerá no dia 28 de janeiro, mas as celebrações em Portugal realizam-se no fim-de-semana anterior.

 

Conheça o programa completo em https://goo.gl/fYtUs6

Publicado: Quarta, 18 Janeiro, 2017

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter