AIPA

Mulheres imigrantes visitam a ilha Terceira com o projeto "Tu existes, Tu contas"

Durante 5 dias, um grupo de mulheres imigrantes a residir em São Miguel visitou a ilha Terceira, numa iniciativa da AIPA para o encerramento da 4ª edição do projeto “Tu existes, Tu contas”.

A viagem cultural contou com a participação de 11 mulheres de 7 nacionalidades como Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos da América, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

Sendo estas mulheres na sua maioria desempregadas, reformadas ou donas de casa e grande parte não conhece mais do que o seu local de residência, esta visita teve por objetivo dar a conhecer mais sobre os Açores, a sua história, cultura e tradições, mas também contribuir para quebrar o isolamento das participantes, melhorar a sua autoestima e promover um enriquecimento cultural.

As visitas aos locais mais emblemáticos do centro histórico de Angra do Heroísmo e de toda a ilha deram a conhecer a história da Terceira e do próprio arquipélago.

O contacto com a comunidade numa típica ganadaria terceirense, no museu do vinho dos Biscoitos onde se assistiu a um momento tradicional e antigo da apanha das uvas e à confeção do Vinho, bem como a visita ao museu etnográfico do grupo folclórico da Ribeirinha proporcionou uma proximidade com as tradições e vivências da ilha.

Ao longo do ano, a AIPA com o grupo de mulheres do "Tu existes, Tu contas" trabalhou no sentido de angariar fundos para o objetivo final desta 4ª edição do projeto. A próxima edição será lançada em 2017 com novas atividades.

 

O projeto “Tu existes, Tu contas” surgiu em 2008 com o objetivo de facilitar a integração da mulher imigrante na sociedade açoriana.

Publicado: Terça, 06 Setembro, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter