AIPA

Jovens estudantes enchem o auditório para a conferência "Somos Todos Refugiados"

Fotografia de: Andreia Luis 

O auditório do Laboratório Regional De Engenharia Civil em Ponta Delgada encheu-se, esta segunda-feira, de jovens estudantes, professores e técnicos de diversas áreas para a conferência “Somos Todos Refugiados”.

A iniciativa, promovida pela AIPA, contou com o contributo dos oradores Rui Marques, fundador e coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, da fotógrafa portuguesa, Elisabete Maisão, do Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Bolieiro, e do Presidente da AIPA, Paulo Mendes.

Rui Marques, antigo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, com a sua larga experiência na área das migrações, partilhou com a plateia a dura realidade desta tragédia humanitária dos refugiados, através de vídeos e fotografias. Deixou, no final da sua intervenção, um apelo para que cada um de nós se coloque no papel de refugiado e “faça o que a consciência lhe ditar”.

Por seu turno, Elisabete Maisão testemunhou e apresentou o resultado de uma viagem que a levou a visitar quase todos os campos de refugiados da Europa como fotógrafa e voluntária. Através do seu testemunho e fotografias, foi possível conhecer as condições em que estão a viver os refugiados na Europa.

Com esta conferência, a AIPA pretendeu contribuir para despertar consciências na região, contrariar a normalização desta tragédia humana e, por fim, fazer emergir tanto da esfera pública como da própria sociedade civil, algum tipo de respostas.

Publicado: Segunda, 11 Abril, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter