AIPA

30 de julho: Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

Texto: Oikos | Foto: Direitos Reservados 

Dia 30 de Julho celebra-se o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. Em Portugal o Tráfico de Seres Humanos é, apesar de existente, ainda desconhecido por muitas pessoas. Mas este é um crime contra a liberdade pessoal e um atentado grotesco contra os Direitos Humanos que afeta mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo e que é urgente travar.

Em qualquer uma das suas formas (exploração sexual, exploração laboral, tráfico de órgãos, mendicidade, adoções ilegais e trabalho doméstico ilegal) o tráfico de Seres Humanos constitui um atentado aos Direitos Humanos, assumindo primordial importância combatê-lo de forma determinada.

"Não podemos esquecer-nos que cada um de nós é uma peça fundamental no combate ao tráfico de Seres Humanos. É urgente atuar, já que cada dia a mais é um dia a menos para ajudar a salvar pessoas vulneráveis, inocentes e indefesas que há muito deixaram de conhecer o significado de Dignidade Humana." Declara Cristina Peixinho, coordenadora de Cidadania Global da Oikos.

Atenta a este flagelo, a Oikos iniciou o seu trabalho de prevenção em Portugal em 2004, com o principal objetivo de formar, informar, consciencializar e sensibilizar a opinião pública para as novas formas de trabalho escravo. Após este primeiro projeto, ficou a certeza da necessidade de continuar a combater a opacidade que caracteriza ainda o fenómeno no nosso país, simultaneamente, país de origem, trânsito e destino deste crime hediondo.

Atualmente a Oikos trabalha nesta temática na Região Norte de Portugal, pois este é um terreno fértil para proliferar, já que subsiste ainda uma estrutura de mão-de-obra desqualificada e um mercado de oferta de emprego que, ainda que temporário e precário, tende a atrair populações muito vulneráveis a nível económico e social. 

A Oikos tem dirigido a sua intervenção fundamentalmente a vítimas/potenciais vítimas de tráfico e a populações que, pelo seu enquadramento profissional, são consideradas estratégicas para o combate a esta problemática. O trabalho nas escolas sobre o tema tem sido constante nos últimos anos.

Aos poucos e com o apoio de todos, o mundo vai ficando mais alerta. É disso claro indicador o assinalar do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, que apenas se celebra desde 2014.

Publicado: Quinta, 30 Julho, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter