AIPA

778 refugiados para Portugal se três países ficarem de fora

Texto: DN | Foto: Direitos Reservados 

Reino Unido, Irlanda e Dinamarca podem optar por ficar de fora da agenda para as migrações, que visa o acolhimento de 20 mil refugiados, distribuídos pelos países da UE

A Comissão Europeia apresentou ontem a "agenda para as migrações", para acolher "20 mil refugiados" no espaço comunitário. Com o sistema de quotas proposto pelo executivo de Jean-Claude Juncker, Portugal pode vir a ter de dar proteção a pelo menos 778 refugiados. Se a título "voluntário" o Reino Unido, Dinamarca e Irlanda decidirem participar na proposta da Comissão, este número desce para 704.

A tabela para o realojamento na Europa, apresentada pela Comissão Europeia, tem em conta as regras comuns para a política de Asilo, Imigração, Vistos e Controlo de Fronteiras Externas, nas quais, o Reino Unido, Dinamarca e Irlanda podem participar voluntariamente. Mas, pelo menos de Londres, têm-se repetido as manifestações de indisponibilidade para acolher imigrantes.

 

Ainda ontem, em reação à proposta da Comissão Europeia, a ministra do Interior britânica, Theresa May, prometeu "a resistência" do governo considerando que as medidas de Bruxelas "vão funcionar como um incentivo, que levará a que mais pessoas estejam dispostas a arriscar a vida no Mediterrâneo". Mas, na apresentação da agenda para as migrações, em Bruxelas, a coordenadora de política externa da UE, Federica Mogherini, garantiu que "ninguém que chegue às praias europeias será enviado de volta a um país onde estava em risco".

Publicado: Quinta, 14 Maio, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter