AIPA

Número de famílias multirraciais está a aumentar em Portugal

Texto: Ionline | Foto: AIPA 

As famílias portuguesas estão a mudar. Cada vez há mais estruturas familiares de raça mista. Para alguns o tema ainda é tabu, mas uma coisa é certa: dentro de alguns anos a sociedade que teremos será muito diferente da actual. A miscigenação é uma realidade e não volta atrás.

“De que cor é?” A pergunta não foi feita para saber a cor dos cortinados, do automóvel recém-comprado ou das paredes da casa nova. Foi a primeira pergunta feita por alguns amigos e colegas de trabalho quando souberam do nascimento do bebé de Marina. Não perguntaram se era perfeito, menino ou menina, se estava bem. A mãe, branca – ou caucasiana, como seria descrita num relatório policial –, não esquece. O pai, cabo-verdiano, fica envaidecido com a robustez dos seus genes.

São cada vez mais as famílias multirraciais em Portugal: pai branco, mãe de cor, mãe branca, pai de cor. Mas que cor? As crianças também se questionam. Clara não tem o tom de pele branco da mãe nem castanho do pai. E quer saber: “Mãe, eu sou de que cor?” Marina responde. “Acho que és douradinha... O que é que te parece?”

 

Leia na íntegra esta segunda-feira na edição impressa ou em ionline.pt. E na terça-feira: As famílias monárquicas em Portugal. Quem são, como vivem e o que defendem. Entre a realidade e a fantasia.

Publicado: Segunda, 04 Maio, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter