AIPA

Projeto ARVoRe apoia o retorno voluntário e a reintegração nos países de origem

Foto: Direitos Reservados 

O projeto ARVoRe (Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração) foi implementado pela Organização Internacional para as Migrações – OIM em Portugal.

Este projecto é financiado pelo Fundo Europeu de Regresso e co-financiado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

O Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração, privilegia uma abordagem integrada, tendo por base o respeito pelos direitos fundamentais dos migrantes e a sustentabilidade inerente ao processo de retorno.

O Programa existe desde 1997 e apoia imigrantes nacionais de estados terceiros (excepto nacionais da EU) a regressar voluntariamente aos seus países de origem quando não têm condições para o fazer por meios próprios. Até à data a Missão da OIM em Lisboa apoiou através desta iniciativa mais de 5700 pessoas a regressar para 57 países.

Para além de assistência e aconselhamento individualizado ao longo de todo o processo de apoio, o Programa prevê: i) o pagamento do bilhete de avião (na totalidade e sem custos para os beneficiários) até ao destino final; ii) um valor monetário para fazer face a despesas que surjam durante a viagem e; iii) a possibilidade de beneficiar de apoio à reintegração no país de origem (mediante análise casuística e sujeito a aprovação).

Para ver mais informações, clique aqui: http://www.act.gov.pt/…/Notici…/Documents/Folheto_Arvore.pdf

Publicado: Segunda, 06 Abril, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter