AIPA

Família de Lado 2014

Ponta Delgada e Angra do Heroísmo associam-se a 3ª edição da iniciativa “Familia do Lado 2014”.

 

A “Família do Lado” é uma iniciativa que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades imigrantes e sociedade autóctone – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da interculturalidade e da diversidade cultural.

 

Para isso, uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da Família Anfitriã, como forma de acolhimento do “Outro”.

Todos os encontros terão lugar, obrigatoriamente, no domingo 23 de Novembro de 2014, às 13 horas, em todo o território nacional e em todos os países da EU que se associarão à realização desta iniciativa.

Centrada na hospitalidade entre famílias, a iniciativa assume-se como um ato de acolhimento genuíno por parte de quem deseja receber em sua casa e de quem ambiciona ser acolhido, dando assim início a relações sociais geradoras de pontes entre culturas.

Em 2014, Portugal acolhe pela 3ª vez esta iniciativa coordenada a nível nacional pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) em parceria com várias instituições públicas e privadas, nomeadamente, Câmara Municipais, ONG`S, IPSS, Associação dos Imigrantes e os Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes. Nos Açores a iniciativa será desenvolvida pela AIPA e os CLAII`S de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. 

 

Para mais informações e efetuar as inscrições, poderão contactar Leoter Viegas e Marina Fonseca, em Ponta Delgada através dos tel. 296 286 365/ 296 288 001/ 962417240 e Emiliana Gaspar em Angra de Heroísmo através de tel. 295 213 139/ 964567915, por e-mail: claii.aipa@aipa-azores.com, aipa@aipa-azores.com, emiliana.gaspar@aipa-azores.com.   

Publicado: Quarta, 12 Novembro, 2014

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter