AIPA

Concurso Olhares sem Fronteiras já tem vencedor

"Saberes Milenares" da autoria de Paulo Medeiros foi a fotografia vencedora da 2ª edição do Concurso Olhares Sem Fronteiras. O premiado deste concurso vai desfrutar de uma viagem a Cabo Verde com estadia incluída, um prémio atribuído pela Câmara Municipal de Lagoa que acolheu e apoiou esta iniciativa.

O anúncio foi feito, ontem, durante a exposição fotográfica deste concurso, que decorreu no Edifício do Museu do Presépio, local onde estão patentes até 20 de Agosto as 30 melhores fotografias, de um total de 120, que foram alvo de apreciação por parte do júri deste concurso.
Para além do anúncio da foto vencedora, foram ainda atribuídas menções honrosas aos fotógrafos Paulo Rodrigues Jorge com a foto "Mercado da Graça"; Acácio Amaral com a foto "Crucifixos"; e Paulo Medeiros com a foto "Momentos".
Presente na inauguração desta exposição esteve o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Fernando Jorge Moniz, para quem o apoio da autarquia lagoense a este concurso foi uma aposta no sentido de transmitir as várias manifestações da diversidade e do diálogo intercultural que fazem já parte do quotidiano açoriano.
Por seu turno José Franco, da AFAA (Associação dos Fotógrafos Amadores dos Açores), realçou a parceria existente entre a autarquia lagoense, a AFAA e a AIPA na realização deste concurso que envolveu 22 fotógrafos. Conforme explicou, o concurso Olhares Sem Fronteiras foi um dos primeiros projectos da AFAA, sendo um concurso que tem vindo a ganhar um crescente relevo entre os amantes da fotografia.
Para José Franco, numa altura em que se vive muito a era digital, e em que as imagens e fotografias são vistas por detrás de um ecrã, "só quando materializamos as nossas imagens em papel é que as consideramos fotografia, é que vimos nascer uma obra", e é isso que a exposição Olhares Sem Fronteiras pretende fazer, ao expor fotografias de uma grande qualidade e sensibilidade artística.
Já Paulo Mendes, presidente da AIPA (Associação dos Imigrantes nos Açores), reconheceu que o tema da imigração não se afigura como fácil de trabalhar para os amantes da fotografia, mas realçou que a mesma tem ajudado a partilhar a presença da população imigrante nos Açores, que conta actualmente com mais de 5000 cidadãos estrangeiros de 88 nacionalidades diferentes.
"Penso que com a segunda edição deste concurso as pessoas que gostam da fotografia estão a ajudar-nos a compreender melhor a questão da imigração, por isso acredito que estão reunidas as condições para que este projecto possa ter a sua continuidade", realçou.
Segundo este responsável associativo tem sido um motivo de grande satisfação ver que este projecto já está a dar os seus frutos, explicando que o facto de ser atribuída uma viagem ao vencedor tem como objectivo a que a mesma, à semelhança de uma boa fotografia, acabe por imobilizar determinados momentos e instantes, e dando a conhecer os países de onde são provenientes os imigrantes nos Açores, ajudando a compreendê-los e a olhá-los de outra forma.
No final desta cerimónia houve lugar a momento musical com a actuação do Quarteto da Associação Musical de Lagoa que interpretoudiversos temas de Jazz.
Refira-se que, o concurso "Olhares Sem Fronteiras" resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa AIPA (Associação dos Imigrantes nos Açores) e AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores), sendo o principal objectivo deste concurso captar as várias manifestações desta diversidade e diálogo intercultural que, dentro das especificidades dos Açores, têm estado presentes do Corvo a Santa Maria, contribuindo, igualmente, para uma maior valorização do fenómeno migratório, favorecendo a construção de uma imagem positiva em relação a este tema.

Azores Digital, 21 de Julho de 2011.

Publicado: Sexta, 22 Julho, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter