AIPA

Prémios de Jornalismo pela Diversidade Cultural do ACIDI entregues sexta-feira

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) entrega sexta-feira os Prémios de Jornalismo pela Diversidade Cultural que distinguem trabalhos publicados em 2010 na imprensa escrita, rádio e televisão.

A entrega destes galardões é feita na véspera das comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em novembro de 2001.

O Prémio centra-se na "diversidade cultural nos media" e pretende distinguir trabalhos de imprensa escrita, rádio, meios audiovisuais e multimédia publicados em 2010, em suporte tradicional ou eletrónico, nos órgãos de comunicação social sedeados em Portugal.

Esta edição do Prémio de Jornalismo Pela Diversidade Cultural integra as seguintes modalidades: o Prémio Diálogo Intercultural; quatro Prémios nas categorias de imprensa escrita, rádio, meios audiovisuais e multimédia, o prémio publicado e/ou difundido pelos órgãos de comunicação social regionais e locais e um prémio publicado e/ou difundido pelos media étnicos.

Na imprensa escrita estão nomeados cinco trabalhos: Os imigrantes que nos tratam da saúde, de Céu Neves (Diário de Notícias); Por trás do véu, de Christiana Martins e Ana Baião (semanário Expresso); Saudades da simpatia e do presunto, de Céu Neves (Diário de Notícias); Imigrantes por conta e risco, de Sónia Graça (semanário Sol) e Porque é que os ciganos ficam à porta?, de Céu Neves (Diário de Notícias).

Quanto à Rádio o júri nomeou o trabalho "A vida em dois actos", de Ana Sofia Freitas (TSF),"Fugas da minha terra", de Vítor Rodrigues Oliveira (Antena 1) e "A vila cosmopolita", de Cristina Pinto e Luís Rocha (Antena 1 -- edição Faro).

Relativamente aos Meios Audiovisuais foram nomeados os trabalhos "Adeus Portugal", de Jorge Almeida (RTP 1-- Linha da Frente); "Amo-te Gueto", de Mafalda Gameiro, Rui Rodrigues e Arthur Paiva (RTP 1 -- Linha da Frente); "Pedreira dos Húngaros", de Maria Miguel Cabo, Mário Cabrita e Luís Gonçalves (SIC -- Perdidos e Achados); "Escola da Vida", de Conceição Queiroz, Ricardo Ferreira, João Paulo Delgado e Pedro Guedes (TVI -- Repórter TVI) e "O Barco da Vida", de Conceição Queiroz, José Chorão e Miguel Freitas (TVI -- Repórter TVI).

O trabalho "Imigrantes de sucesso" de Ana Sofia Varela (semanário regional Barlavento) foi nomeado para a categoria Órgãos de Informação Regionais e Locais e o "Sentimentos que nos dão asas", de Tamara Moroshan (jornal Slovo) para a categoria Media Étnicos.

Sic Notícias, 19 de Maio de 2011.

Publicado: Sexta, 20 Maio, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter