Em «Morgen», Marian Crisan filma a Europa a partir da Roménia, filma os êxodos populacionais, filma a imigração. Mas não só. Mas outros temas - associados a tudo isto, é certo - estão também presentes, como a intolerância, ou a indiferença, mas, sobretudo, a solidariedade. São estas as várias reacções presentes nas passagens das fronteiras que este filme mostra como existentes em relação a uma realidade cada vez mais existente - como de facto acontece. «Nelu» é o protótipo do bom desconhecido cuja bonomia e interesse pelo que nem é tão próximo só tem rival no gosto pela pesca. A vida pacata que leva conduzida pelo seu side-car agitada pelo mau humor da mulher «Florica» ganha uma nova ocupação com a queda no seu colo de um refugiado turco que quer chegar à Alemanha. Não se podia esperar mais de quem não nos deve nada e ainda tem o telhado da casa para arranjar. «Nelu» não descansa enquanto não consegue passar aquele imigrante com quem acaba por se entender não pelas palavras, mas pelo objectivo que passa a uni-los. Encenado num ambiente grave de adereços e cor- que as consequências para a tranquilidade de quem conhece toda a gente que conhece o que ele, «Nelu», faz só podem exponenciar-, Crisan faz contrabalançar a seriedade do que se passa com um tratamento anti-trágico desta situação dramática. E, de forma bem disposta, o episódio pitoresco do jogo de futebol expõe ainda mais a humanidade desta realidade cuja simples enunciação nos dias de hoje é já sinónimo de preocupação.
Tvi 24, 11 de Maio de 2011.
Publicado: Sexta, 13 Maio, 2011
Web Development Via Oceânica 2009
Site em revisão para a adoção do novo acordo ortográfico.