AIPA

AIPA promove o Solidariedade Ativa, um projeto que consiste na promoção do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações.

Tipo: Nota de Imprensa

A Associação dos Imigrantes nos Açores – AIPA – desenvolve, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o projeto Solidariedade Ativa. A iniciativa visa promover a solidariedade entre gerações e a interculturalidade, através da troca de mais-valias/serviços entre imigrantes e idosos residentes nos Açores.

Assiste-se, hoje, ao fenómeno do envelhecimento demográfico, exigindo, por isso, novas respostas a abordagens que devem passar, entre outros aspetos, pela valorização das pessoas mais idosas, solidariedade inter-geracional, inclusão em todas as dimensões sociais e uma clara negação de todos os fatores de discriminação. A progressão do envelhecimento demográfico tende a criar alguns problemas, nomeadamente, a perda da autonomia, a solidão e a relativa dependência de terceiros para cumprir alguns compromissos do quotidiano.

Por outro lado, existe um número cada vez maior de imigrantes que, por diversas razões, se deparam com grandes dificuldades económicas vivenciando, por isso, alguns obstáculos no acesso a determinados bens e serviços.

Assim, a AIPA desenvolveu o presente projeto que pretende colocar os imigrantes e idosos em contato e a apoiarem-se mutuamente, assente numa lógica central de solidariedade inter-geracional.

No âmbito deste projeto podem ser trocados vários tipos de serviços. O imigrante inscrito poderá apoiar o idoso nas tarefas domésticas, na confeção de refeições, ida às compras, na prestação de cuidados de saúde básicos, fazendo-lhe companhia em casa ou partilhando as várias dimensões da sua cultura. Por outro lado, o idoso poderá ajudar o imigrante com o alojamento (gratuito ou com um valor simbólico/reduzido), ao nível educacional (apoiando na aprendizagem da língua portuguesa), apoio alimentar e de vestuário, ensinar os ofícios tradicionais, bem como, os aspetos da cultura açoriana.

Nesta primeira fase iremos envolver cinco idosos, residentes nas ilhas de São Miguel e Terceira e cinco imigrantes no sentido de perceber o grau de envolvência e sucesso desta iniciativa.

Ainda no decorrer do projecto iremos desenvolver esforços para abranger os nossos diferentes parceiros que terão como objectivo sinalizar os potenciais interessados no projeto Solidariedade ativa.

Todos nós, sem exceção, somos chamados a dar o nosso melhor para a construção de uma sociedade que valorize todos os indivíduos e que exerça uma solidariedade ativa.

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter