AIPA

Voto de Pesar pelo falecimento de Djuta Bem-David aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Voto de Pesar pelo falecimento de Djuta Bem-David aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Tinha a serenidade da Morna e o encanto do Mindelo, a harmonia dos Olhos Negros e a humildade de Santa Clara.

Era a cabo-verdiana mais açoriana das ilhas do Atlântico.

Chamava-se Djuta Ben-David e deixou de cantar a 14 de junho.

Nasceu Justina Antónia Rodrigues Silva há 86 anos no Mindelo da ilha de São Vicente em Cabo Verde.

Aos 20 anos foi chamada para Lisboa e tornou-se cantora profissional, primeiro no duo “Irmãos Silva”, depois em nome próprio por grandes palcos, como o Monumental, e com grandes vozes, como Cesária Évora.

Casou com Henrique Ben-David, o jogador da seleção portuguesa de futebol que acompanhou para os Açores como treinador do Clube Desportivo Santa Clara.

Há 60 anos que vivia em São Miguel, em Ponta Delgada, em Santa Clara, na sua casa de sempre – uma casa que foi sempre a verdadeira embaixada de Cabo Verde nestas suas outras ilhas.

Ela própria, com o seu inseparável violão e com a sua conhecida família, tornou-se parte integrante e estimada da nossa sociedade.

E, prova disso, emprestou o seu nome para designação oficial do prémio de “Jornalismo pela Integração dos Imigrantes” instituído pela AIPA – Associação dos Imigrantes dos Açores.

De facto, Djuta Ben-David era – e para sempre será – um símbolo da imigração nos Açores.

Desde logo, um símbolo representativo da antiga e acarinhada comunidade cabo-verdiana de Ponta Delgada.

Mas, também, um símbolo demonstrativo do bom acolhimento que gostamos de dispensar a mais de 3.000 cidadãos de mais de 70 nacionalidades que vivem e convivem connosco nas nove ilhas açorianas.

Por isso, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do PSD propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores um Voto de Pesar pelo falecimento de Justina Antónia Rodrigues Silva Ben-David, do qual deve ser dado conhecimento formal à sua família, à Assembleia de Freguesia de Santa Clara e à Associação dos Imigrantes dos Açores.

 

Horta, Sala das Sessões, 17 de junho de 2015

 

O Deputado Regional

 

José Andrade

Data: Quarta, 17 Junho, 2015

Download:

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter