A Interculturalidade explicada aos mais novos é o tema da conferência que a AIPA irá promover no dia 30 de Setembro, nas Escolas Secundárias das Laranjeiras e Antero de Quental, as 10h15 e 14h30, respectivamente.
A iniciativa visa contribuir para despertar nos jovens a necessidade para a valorização do diálogo intercultural, enquanto uma das dimensões importantes das sociedades actuais em que todos são chamados a assumir de forma activa essa responsabilidade. Neste particular, as escolas têm um papel determinante na construção de uma sociedade plural e universal, razão pela qual privilegiamos o espaço escolar para a realização da iniciativa.
As duas conferências serão ministradas pela artista cabo-verdiana Celina Pereira. A oradora é professora de formação tendo já desenvolvido acções de formação sobre a temática da interculturalidade nos Estados Unidos e em Portugal desde anos 90. É membro da Fundação Menuhin, que difunde a educação intercultural e fez já acções de Contadora de Estórias, baseadas nos seus audio-livros "Estória, Estória", em Portugal, Cabo Verde, Estados Unidos, França, Itália, Bélgica, etc. Cantora, na sua faceta mais pública, Celina Pereira está a comemorar em 2009 os seus 40 anos de trajecto musical, sendo um dos nomes mais emblemáticos da música tradicional cabo-verdiana. A sua pesquisa das raízes culturais de Cabo Verde, entrelaçada com o seu trabalho em prol da Lusofonia, valeram-lhe já inúmeros prémios internacionais, como a Medalha de Mérito de Cabo Verde ou a Comenda da República Portuguesa.
A iniciativa é promovida no âmbito do projecto MigrAcores que está a ser desenvolvido pela AIPA e financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros e ACIDI.
Publicado: Domingo, 25 Outubro, 2009
Retroceder