AIPA

Palestra/Debate – Paisagens Migratórias portuguesas: Mudanças e continuidades

A Associação dos Imigrantes os Açores - AIPA, em parceira com o Centro Interdisplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores, promove no dia 29 de outubro, entre as 16h30 e as 17h30, no auditório da Escola Roberto Ivens, a palestra/debate com o tema “Paisagens Migratórias portuguesas: Mudanças e continuidades”, proferida por José Carlos Marques, Doutorado em Sociologia e professor no Instituto Politécnico de Leiria.

Os fluxos migratórios, nacionais ou internacionais, são hoje como no passado uma das principais forças da transformação social em todo o mundo, capaz de acentuar, acelerar ou abrandar vários processos de desenvolvimento económico, social, político ou cultural. Também em Portugal, é possível afirmar que as migrações ajudaram a construir o país como o conhecemos hoje. Por isso, é virtualmente impossível pensar em Portugal sem abordar a emigração e a imigração e a forma como a sociedade portuguesa foi moldada por estas duas realidades ao longo do século passado.

Neste sentido, a palestra procurará apresentar as caraterísticas essenciais da paisagem migratória portuguesa das últimas décadas, em que se tem assistido a uma alternância na predominância dos fluxos de imigração e de emigração. Será enfatizado, em particular, as alterações nos fluxos de entrada em Portugal que têm conhecido importantes alterações nos últimos anos ao nível dos processos migratórios e das caraterísticas sociodemográficas dos que chegam a Portugal.

 

O orador, José Carlos Marques, também investigador do CICS.NOVA.IPLeiria, tem incidido os seus interesses de investigação sobre os fluxos migratórios portugueses, a diáspora portuguesa, a integração dos migrantes, as práticas transnacionais dos migrantes, políticas migratórias e migrações qualificadas. Nos seus projetos de investigação mais recentes, dedicou-se aos atuais fluxos de emigração portugueses, às práticas de discriminação no mercado de trabalho, e às expetativas e práticas de regresso dos emigrantes portugueses.

Publicado: Quarta, 16 Outubro, 2019

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter