AIPA

Ponta Delgada acolhe 10 anos de Festival

No ano em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC), o Festival “O Mundo Aqui” comemora 10 anos de existência. Neste sentido, a AIPA associa-se ao AEPC 2018 com a realização da 10ª edição do Festival que tem como um dos grandes objetivos a promoção da diversidade e do diálogo interculturais.

Nos dias 9 e 10 de novembro, sexta e sábado, o pavilhão das Portas do Mar, acolhe muita música, gastronomia e danças do mundo, com um programa repleto de atividades. Este ano, o programa conta com a participação de 6 bandas locais e nacionais que nos irão transportar para as sonoridades de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Rússia.

No primeiro dia, a sessão de abertura do Festival está agendada para as 18h00, onde decorrerá a inauguração da exposição “O Mundo é de todas as cores”, uma mostra de artesanato com produtos tradicionais de países de alguns imigrantes residentes na região. Às 19h00, seguirá a abertura oficial da feira gastronómica “Paladares do Mundo” e, a partir das 21h00, a música ficará a cargo do artista brasileiro Valfrido Santiago, do russo Oleg Chumakov e da banda Jaime Goth Goth&4Teto.

No sábado, o programa do Festival promete um dia repleto de atividades e animação. O recinto estará aberto a partir das 12h00 para a reabertura da feira gastronómica e às 14h00 o palco do “Mundo Aqui” recebe o primeiro momento musical com a atuação de um jovem talento dos Açores. A música prossegue às 15h00, com a atuação do grupo Folclórico da Fajã de Baixo e a dança inicia às 16h00 com o workshop de dança tradicional africana com grupo os Batoto Yetu. De seguida, realizar-se-á outro workshop de confeção de acessórios de moda – malas e bolsas. À noite, a partir das 20h30, os espetáculos começam com a atuação da bailarina brasileira, Bárbara Faustino, com o espetáculo de dança contemporânea ARTIGO 88º. Os concertos prosseguem com as atuações do grupo angolano Jovens do Hungo, da cabo-verdiana Nancy Vieira e de Ciro costa, um guineense a viver nos Açores.

A 10ª edição do Festival “O Mundo Aqui” conta com o apoio e parceria do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, Direção Regional da Cultura, Alto Comissariado para as Migrações, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Junta de Freguesia de São Pedro, Junta de Freguesia de Santa Clara, RTP Açores, RDP Açores, Açoriano Oriental, Rádio Atlântida, Craveiro Design e Qualidade Total na área de segurança e higiene alimentar.

Publicado: Tera, 06 Novembro, 2018

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter