AIPA

ARTIGO 88º

Teatro Ribeiragrandense apresenta, no dia 19 de maio, sábado, às 21h30, o ARTIGO 88º, com Barbara Faustino.

O artigo 88.º faz parte da Lei de Estrangeiros n.º 23/2007 que define as condições e procedimentos de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território português. 
Em cena, a lei desloca-se do papel, é dançada e refletida, reatualizada.
As palavras procuram os seus sentidos perdidos e, no corpo, passeiam por outros territórios. Nesta pesquisa da relação entre a palavra e o movimento, é investigado o papel da palavra como lei – regra que condiciona os corpos.
Nós não atravessamos fronteiras, as fronteiras atravessam-se a nós: são inventadas, impostas. Este corpo quer ir além, dissolver os limites, transitar entre as fronteiras e ser um lugar, ser lugares. Este corpo quer explorar cada sensação como se descobrisse países desconhecidos.

Bárbara Faustino é bailarina e professora de dança formada pela Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal de São
Paulo e graduada em Bacharelado e Licenciatura pelo curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou como intérprete e criadora em diversas companhias que constroem a cena da dança contemporânea de São Paulo, com muitos projetos contemplados pela Lei de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, pelo ProAc e Funarte, de 2007 a 2014.
Fez o Curso para professores de Pré-Primary e Primary da Royal Academy of Dance of London e, entre 2003 e 2014, ministrou aulas de Dança Clássica e Dança Contemporânea para crianças e adultos em diversos Espaços Culturais e Escolas de São Paulo.
É membro do Internacional Dance Council (UNESCO) com o CID:16320.
Frequentou as Residências Artísticas do Musibéria — Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, em Serpa,
Portugal, de outubro de 2014 a junho de 2015. No âmbito da residência artística, construiu dois solos autorais: OUTRA e ARTIGO 88.
Atualmente é bailarina e professora de dança para crianças, adolescentes e adultos no Musibéria, onde desenvolve pesquisa autoral em dança contemporânea. O seu último trabalho, Abstenção, estreou-se e fez temporada em fevereiro de 2016.

Publicado: Tera, 08 Maio, 2018

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter