AIPA

“O perigo da legitimação do discurso xenófobo” em conferência

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial celebra-se na próxima terça-feira, 21 de março. Em comemoração a esta efeméride, a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores – promove a conferência “O perigo da legitimação do discurso xenófobo”, a decorrer às 10h00, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada.

Não obstante de ser um fenómeno na sociedade portuguesa e açoriana de proporção pouco expressiva, a AIPA pretende com a iniciativa fomentar a discussão sobre um dos temas centrais na Europa que é o processo de integração dos migrantes, a crise dos refugiados e a legitimação de um discurso xenófobo que a médio e a longo prazo poderá ter um forte impacto na construção e afirmação de um modelo de sociedade inclusivo.

A conferência, seguida de um debate, contará com a intervenção de Pedro Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional em Portugal, que irá apresentar o relatório de 2016/2017: “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo".

A abertura do evento estará a cargo de Paulo Teves, Diretor Regional das Comunidades. Haverá ainda um painel de comentários com a participação de Luís Andrade, docente na Universidade dos Açores, Osvaldo Cabral, diretor do jornal Diário dos Açores, e de Paulo Mendes, presidente da direção da AIPA.

O evento será aberto ao público em geral.

Recorde-se que o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1969, em memória do Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960.

 

Programa

10:15 | Abertura: Paulo Teves – Diretor Regional das Comunidades; Fernando Fernandes - Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada

10:30 | Pedro Neto - Apresentação do Relatório da Amnistia Internacional 2016/17 – “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo"

11:00 | Painel de Comentários Luís Andrade - Docente na Universidade dos Açores; Osvaldo Cabral - Diretor do Jornal Diário dos Açores; Paulo Mendes - Sociólogo e Presidente de Direção da AIPA

11:45 | Debate

12:15 | Encerramento

Publicado: Segunda, 20 Maro, 2017

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter