AIPA

Hoje é o Dia Internacional da Língua Materna

Foto: Direitos Reservados 

Todos os anos, a 21 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional da Língua Materna, uma data que visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo. Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.

"Rumo a futuros sustentáveis através da educação multilíngue" é o tema, escolhido pela UNESCO, para 2017.

O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamado pela UNESCO em 1999 e reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas. É comemorado em todos os países membros, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.

A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.

 

 

Publicado: Tera, 21 Fevereiro, 2017

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter