AIPA

Observatório das Migrações: Fevereiro é o mês das línguas maternas

O mote de trabalho do Observatório das Migrações para 2017 é "Migrações em mudança: conhecer mais para agir melhor". Desta forma, desenvolverá, mensalmente temas específicos de fundo que estarão associados a datas comemorativas assinaladas. O mês de janeiro foi dedicado às Migrações e Religiões. Fevereiro será o mês das línguas maternas.

De acordo com uma nota do OM nas redes sociais, este mês celebra-se o Dia Internacional da Língua Materna que se assinala a 21. Assim, o Observatório irá trabalhar, em fevereiro, o tema "Aprendizagem do Português e das Línguas Maternas".

Durante, as próximas semanas o mote será aprofundado na Newsletter do OM, nos Destaques Estatísticos, publicados nas redes sociais, nas Compilações Estatísticas OM, e na dinamização de uma nova Semana Temática do Centro de Documentação do ACM, a decorrer entre 20 e 24 de fevereiro.

Recorde-se que, por referência ao Dia Mundial da Religião que se assinalou no passado mês, o Observatório arrancou a primeira edição dos seus Destaques Estatísticos OM  com o tema das Migrações e Religiões. Em janeiro, foram analisados dados acerca da diversidade religiosa no mundo e em Portugal, com recurso a inquéritos internacionais (Eurobarómetro da Discriminação na União Europeia, Nações Unidas - UNdata e o Global Religious Diversity) e aos dados que resultam da pergunta sobre religião colocada nos Censos de 1991, 2001 e 2011 (INE).

 

Esteja atento à agenda do OM e acompanhe o projeto em www.om.acm.gov.pt

Publicado: Quarta, 08 Fevereiro, 2017

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter