AIPA

Governo dos Açores participou em debate sobre migrações na conferência internacional “Atlantic Dialogues”

Texto: GaCS/PC | Foto: Direitos Reservados 

O Presidente do Governo dos Açores participou, no passado 14 de dezembro, num debate sobre a problemática das migrações, integrado na conferência internacional 'Atlantic Dialogues', que está a decorrer na cidade marroquina de Marraquexe.

Na ocasião, Vasco Cordeiro reafirmou a posição, já manifestada enquanto Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), de que a crise dos refugiados na Europa obriga também a uma intervenção das lideranças europeias na estabilização dos países de origem, ao invés da atual política que se limita a lidar com os efeitos destes fluxos.

O Presidente do Governo salientou, por outro lado, que muitas Regiões têm estado na “linha da frente” de atuação sem ter meios suficientes e, muitas vezes, suportando a responsabilidade financeira e técnica de apoiar os imigrantes e refugiados, assim como a sua integração nos respetivos territórios e sociedades.

A conferência 'Atantic Dialogues' juntou, em Marrocos, cerca de 250 decisores políticos e líderes de diversas áreas originários da América do Norte e do Sul, África, Europa e Ásia.

Organizada pelo German Marshall Fund of the United States e pelo OCP Policy Center de Marrocos, esta quinta edição da 'Atlantic Dialogues' foi subordinada ao tema “Estratégias para um Atlântico em Transição”.

Convidado da organização para esta edição, Vasco Cordeiro participou no painel sobre as “Migrações, Mobilidade e Desafios a Longo Prazo”, que integrou ainda Fathallah Sijilmassi, embaixador e Secretário-Geral da União para o Mediterrâneo, Otaviano Canuto, Diretor Executivo do Grupo World Bank, e Andrés Rozental, diplomata e presidente da consultora Rozental & Asociados.

Fundado em 1972, o German Marshall Fund of the United States é uma instituição de promoção das relações transatlânticas, que incentiva o intercâmbio de ideias e a cooperação entre os Estados Unidos e a Europa, enquanto o OCP Policy Center é um ‘think tank’ que funciona como plataforma de debate aberto.

Publicado: Sexta, 16 Dezembro, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter