AIPA

Seis mil migrantes resgatados no dia do terceiro aniversário do naufrágio de Lampedusa

Texto: RTP | Foto: Direitos Reservados 

Mais de seis mil migrantes foram esta segunda-feira resgatados quando tentavam chegar à Europa. Os refugiados chegaram em cerca de 40 barcos. Pelo menos nove pessoas morreram. Uma mulher grávida e uma criança foram transportadas de helicóptero para o hospital de Lampedusa.

A agência Reuters avança que um navio da guarda costeira italiano resgatou cerca de 723 refugiados que seguiam no mesmo barco. Esta foi apenas uma das 20 operações de resgate que se realizaram esta segunda-feira.

No total foram resgatados cerca de 6.055 refugiados, que chegaram em 40 barcos. A maioria das operações de resgate realizou-se a cerca de 30 milhas da costa líbia.

Esta chegada em massa de refugiados ocorre precisamente no dia em que se assinala o terceiro aniversário do naufrágio de Lampedusa. A 3 de outubro de 2013, uma embarcação com cerca de 500 migrantes naufragou perto da ilha italiana. Morreram 386 pessoas, naquela que foi uma das maiores tragédias de sempre no mar Mediterrâneo.

Só em 2016 já morreram pelo 3.054 pessoas que tentavam chegaram à costa italiana. Os números da Organização Internacional para as Migrações indicam que mais de 132 mil migrantes chegaram a Itália desde janeiro.

Publicado: Terça, 04 Outubro, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter