AIPA

Bruxelas pode aprovar entrada de turcos sem visto

Texto: RTP |  Foto: Direitos Reservados 

A Comissão Europeia vai aprovar a possibilidade de os turcos viajarem para a Europa sem passaporte do espaço Schengen. A medida faz parte do acordo, assinado entre a União Europeia e a Ancara, que prevê que os migrantes sírios que atravessam o mar Egeu sejam levados para a Turquia.

O anúncio formal da Comissão Europeia sobre a entrada de turcos sem necessidade de visto está previsto para quarta-feira.

O acordo, assinado a 18 de março, é uma tentativa da União Europeia de travar a crise migratória. O grande fluxo de migrantes e refugiados que chegam à Europa diariamente vindos da Turquia e do norte de África tem causado uma crise política entre os Estados-Membros da UE. 

No âmbito do acordo, os migrantes que chegarem ilegalmente à Grécia desde 20 de março deverão ser enviados de volta para a Turquia.

Grupos de direitos humanos já questionaram a legalidade do acordo e argumentam que a Turquia não é um lugar seguro para reenviar os migrantes. 

Apesar das críticas, o Presidente do Conselho Europeu Donald Tusk afirmou que o acordo tinha começado a produzir resultados e elogiou o governo turco como "o melhor exemplo do mundo sobre como tratar os refugiados". 

Já o primeiro-ministro turco, Ahmed Davutoglu, revelou que o seu país tinha cumprido a sua parte do acordo e que a questão da isenção de visto para o espaço de Schengen da União Europeia era "vital" para a Turquia.

Publicado: Tera, 03 Maio, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter