AIPA

"CLAIM" é a nova designação da Rede CLAII

A Rede CLAII - Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes - um projeto do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) recebe, agora, uma nova designação. O conceito de Rede CLAIM – Centros Locais de Apoio à integração de Migrantes – surge no contexto das novas realidades migratórias e dos atuais desafios que se colocam a Portugal na área das migrações.

A Rede foi lançada em 2003 com o objetivo de ser uma resposta articulada às necessidades de acolhimento e integração dos cidadãos imigrantes radicados nas várias regiões do país. “Fazer a ponte com as diferentes instituições locais com competências nestas matérias e com quem os imigrantes se têm que relacionar no seu processo de integração”, é um dos principais papéis de atuação da Rede CLAII que desde 2006 até aos dias de hoje manteve esta designação.

Ao longo dos anos, o projeto sofreu alterações, acompanhando a evolução e as novas dinâmicas das migrações. Atualmente, o lema da Rede CLAII consiste na  “"Integração de Proximidade", patente num papel mais pró-ativo, de maior intervenção local, bem como na aposta mais sistemática na formação dos técnicos que fazem o atendimento e no apoio à organização de atividades em prol da integração”.

Neste contexto de dinamismo da Rede, segundo um circular da coordenação do projeto, as novas realidades migratórias e os atuais desafios que se colocam a Portugal na área das migrações, nomeadamente no que diz respeito à integração de cidadãos refugiados, carecem de uma nova  adaptação às necessidades, começando, assim, pelo alargamento do conceito, adotando a designação Rede CLAIM, que passa também a estar em maior sintonia com a designação do próprio instituto. 

Publicado: Quinta, 21 Abril, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter