AIPA

“Migrantes como Nós”, um projeto para a integração dos refugiados em Portugal

Texto: AIPA com Rostos.pt | Foto: Direitos Reservados 

A Fundação INATEL lança um novo projeto solidário que se destina à integração social dos refugiados em Portugal, promovendo a sua plena autonomização sociocultural e a criação de oportunidades de trabalho.

O programa “Migrantes como Nós” pretende ser um forte instrumento de capacitação dos refugiados e das suas famílias, tendo como principal preocupação o acolhimento, a formação, a assinatura de contratos de trabalho e o acompanhamento sociocultural dos migrantes incluídos no programa. 

O principal objetivo é a “integração gradual e plena dos refugiados na sociedade portuguesa, mantendo as suas liberdades pessoais, num princípio de respeito pela multiculturalidade”.

Com 16 unidades espalhadas pelo país e com um total de 800 camas, a Fundação aproveitará os seus próprios recursos para a implementação da iniciativa. 

Faz parte do programa a disponibilização de alojamento e de formação com garantia de emprego, durante o período de um ano e meio. 

Segundo a Fundação INATEL, “este espaço temporal possibilitará que cada uma dessas pessoas possa consolidar-se de forma autónoma e sustentável na comunidade”.

Publicado: Quinta, 14 Abril, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter