AIPA

8 de abril: Hoje é o Dia Internacional dos Ciganos

Texto: ACM/IPVC | Foto: Direitos Reservados 

O Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day) foi instituído pela ONU em 1971, depois de uma grande campanha feita pelo ator americano Yul Brynner. A data foi oficializada no 1º Congresso Mundial Roma/Cigano, em Londres.

Desde então, o dia 8 de abril é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Ciganos, sendo uma ocasião para o reconhecimento da cultura, língua e história do povo cigano, além de protesto contra o preconceito, discriminação e perseguição de que as comunidades ciganas ainda são alvo.

Quatro décadas depois, a comunidade cigana continua a ser um dos grupos minoritários mais excluídos e discriminados na Europa, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a bens e serviços básicos, como a educação, saúde, habitação e trabalho.

Estas condições obrigaram a um grande isolamento e marginalização dos ciganos. Se por um lado, levou à sua própria exclusão da sociedade civil e, por outro, este isolamento ajudou a conservar e valorizar a sua cultura e identidade, nomeadamente na honra de valores como o culto da família, o respeito pelas pessoas mais velhas e a proteção das crianças.

Em Portugal, e como forma de representação da cultura cigana, tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos um trabalho orientado para a inclusão da comunidade cigana na sociedade civil portuguesa, a partir de uma intervenção articulada junto destas comunidades e de diferentes agências governamentais ou entidades privadas.

Publicado: Sexta, 08 Abril, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter