AIPA

21 de março: Hoje é o dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Hoje, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial. São mais de 40 anos de luta, os tempos são outros, mas os racismo e a intolerância ainda estão muito presentes, mesmo que indiretamente. 

Lembramos, por isso, a campanha que a AIPA promoveu em 2012 contra o racismo: "Imigrantes de todo o mundo ajudam a tornar os Açores numa Região melhor - Diga Não ao Racismo". 

Origem da data

A efeméride foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1969 nesta data devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville. Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

Todos os anos se comemora a data com um tema relacionado com o racismo. A mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial.

Neste dia a ONU reafirma e renova o seu objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

Este ano, neste dia simbólico, toma posse, em Portugal, a nova Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

A 21 de março, inicia-se também a Semana Contra a Discriminação Racial, que se prolonga até ao dia 28 de março. Durante este período, são promovidas várias iniciativas e eventos nas Nações Unidas, com o objetivo de propor e encontrar soluções para combater a discriminação racial e promover a igualdade

Publicado: Segunda, 21 Maro, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter