AIPA

UNESCO defende multilinguismo para uma educação inclusiva

Texto: com UNRIC | Foto: Direitos Reservados 

A décima-terceira comemoração do Dia Internacional da Língua Materna é dedicada ao multilinguismo para uma educação inclusiva. “O multilinguismo é nosso aliado na procura de garantir educação de qualidade para todos, na promoção da inclusão e no combate à discriminação. A construção de um diálogo genuíno é baseada no respeito pelas línguas”, afirma a Directora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, na sua mensagem para o Dia Internacional da Língua Materna.

“O trabalho dos investigadores e o impacto de políticas de implementação do multilinguismo têm provado que as pessoas percebem intuitivamente que a diversidade linguística acelera o progresso para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e em particular o objectivo de Educação para todos”, explica a Directora-Geral da UNESCO.

Segundo aquela organização da ONU para educação e ciência, o uso da língua materna na escola é um remédio contra a iliteracia. Grupos de população excluídos, tais como povos indígenas, são muitas vezes ignorados pelos sistemas de educação. “Dar-lhes a oportunidade de aprender, desde os primeiros anos, na sua língua materna e depois nas línguas nacionais, oficiais ou outras línguas, promove igualdade e inclusão social. No entanto, o desafio reside em implementar isto na sala de aula”, afirma.

Dados da UNESCO dizem que quase metade das mais de 6000 línguas faladas no mundo pode desaparecer no final do século. “A perda de línguas empobrece a humanidade”, afirmou Irina Bokova, dando como exemplo o facto de algumas línguas de povos indígenas integrarem conhecimentos sobre biodiversidade e gestão de ecossistemas. “Este potencial linguístico é uma vantagem importante para o desenvolvimento sustentável e merece ser partilhado. A UNESCO também tenciona dar destaque a esta mensagem na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro”, concluiu.

Publicado: Tera, 16 Fevereiro, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter