AIPA

Encontro Internacional de Narração Oral reúne narradores de 7 países da lusofonia

A Associação de Dinamização Ambiental, Social e Cultural de Portugal (RJ ANIMA) promove de 10 a 27 de março, em Cacém, Sintra, um Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia com o objetivo de aproximar os escritores e personalidades ligadas à área da cultura dos Estados lusófonos.

O festival que reunirá narradores de 7 países da lusofonia, de Portugal Continental e Açores pretende ser uma viagem cultural aos costumes e tradições orais dos países lusófonos, através dos contos, lendas, histórias tradicionais, contadas por narradores dos países de origem.

O arquipélago dos Açores será representado pela contadora de histórias Lucrécia Alves, natural da ilha de São Miguel.  

No encontro participam nomes como Clara Haddad (Brasil), Ângelo Torres (Guiné Equatorial – São Tomé), Cláudia Semedo (Guiné - Portugal), Dulce Moreira e Mariana Teixeira Santos (O Som do Algodão, Portugal), Cininha Cardoso (Angola), Celina Pereira, Adriano Reis e Victor Silva, Corsa Fortes e Domingos da luz (Cabo Verde).

Anualmente o festival será dedicado à descoberta da narração oral de um dos países integrantes da comunidade lusófona.

O público-alvo são alunos das escolas do Ensino Básico e a população da cidade de Agualva, concelho de Sintra.

Paralelamente ao encontro estão previstas iniciativas complementares, nomeadamente o projecto “Conta-me Stória”, que tem como convida, nesta 1ª edição as escritoras cabo-verdianas Helena Centeio e Natacha Magalhães. O “Conta-me Stória” consiste em ter dois contadores de histórias, um tambor e uma guitarra, uma mala de sorrisos que convida miúdos e graúdos para embarcar numa viagem intercultural através das estórias, sons e tons em que a África e a Europa se encontram africanos e europeias em fusão.

Publicado: Sexta, 12 Fevereiro, 2016

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter