O angolano José Marcelino, a residir em Portugal desde 1980, professor universitário, investigador, músico e poeta na ilha de São Miguel, expôs 40 fotografias, no âmbito dos 40 anos da independência de Angola. A inauguração decorreu esta quarta-feira.
A exposição “O lenço como ornamento do vestuário tradicional em Angola” encontra-se no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada e pretende dar a conhecer um pouco mais sobre a cultura angolana.
Nos 40 retratos expostos, o autor pretende transmitir os valores e a importância que esta peça de vestuário tem na cultura angolana.
José Marcelino refere, em nota de apresentação, que o lenço de cabeça é um dos componentes ornamentais mais comuns do vestuário tradicional da mulher Angolana. “Esta peça, indicadora de sinal de solenidade e respeito, é praticamente obrigatória para as senhoras de maior idade e pode apresentar-se nas mais variadas formas e cores, podendo mesmo dizer-se que não é possível encontrar dois iguais”. Em relação às novas gerações, crescentemente urbanizadas, diz que o lenço de cabeça é, para estes, menos comum no dia-a-dia, embora ainda muito utilizado em algumas ocasiões e celebrações especiais.
As fotografias mostram “não só o uso tradicional do lenço de cabeça pela mulher angolana, mas também a carga emocional vincada no rosto e na linguagem corporal em cada um dos retratos”.
Publicado: Quinta, 12 Novembro, 2015
Web Development Via Oceânica 2009
Site em revisão para a adoção do novo acordo ortográfico.