AIPA

Disponível ferramenta de partilha das Práticas Inspiradoras de integração dos Imigrantes

Texto: ACM | Foto: Direitos Reservados 

No âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de imigrantes em Portugal, está já disponível a nova ferramenta para partilha das Práticas Inspiradoras , através da qual, mediante uma Ficha de Caracterização, as entidades públicas e privadas com intervenção de referência na matéria, poderão apresentar as suas experiências.

O objetivo é apresentar exemplos de práticas bem-sucedidas e com potencial de disseminação, para replicação ou adaptação a outros contextos.

Base de Dados "inspiradora"

O mapeamento das práticas locais mais inspiradoras, iniciado em finais de 2014, deu lugar à construção de uma Base de Dados, que ao mesmo tempo que visa conferir visibilidade ao que de melhor se faz na área das migrações em Portugal, permite também pesquisar as Práticas Inspiradoras por áreas temáticas de intervenção, por distrito e/ou concelho.

Esta BD permite também aceder aos próprios produtos finais, tais como guias, livros, filmes, folhetos ou documentos de apoio destinados à boa apropriação da respetiva Prática.

Destaque-se que estas boas práticas foram identificadas a partir da aplicação do Índice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (IMAD) e através da partilha direta, por iniciativa de diferentes instituições públicas e privadas.

A Base de Dados integra atualmente 60 Práticas Inspiradoras em quase todas as áreas.

Toda a informação em http://www.acm.gov.pt/praticas-inspiradoras-pesquisa

Publicado: Segunda, 12 Outubro, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter