AIPA

24ª edição dos Colóquios da Lusofonia contará com a representação de 13 países

Texto: AICL

A Santa Cruz da Graciosa vai acolher, pela primeira vez, entre 24 e 27 de setembro a AICL (Colóquios da Lusofonia na sua 24ª edição), com patrocínio da Câmara Municipal e Hotel Graciosa Resort, e apoios da SATA, Governo Regional (Secretaria Regional da Cultura, Secretaria Regional das Comunidades, Secretaria Regional de Turismo, Direção Regional do Ambiente e Mar), Museu da Graciosa, Escola Secundária da Graciosa.

Os dois convidados de honra deste 24º colóquio são o Prémio Nobel da Paz Dom Ximenes Belo e o escritor Valter Hugo Mãe. Cinco autores açorianos deslocam-se a Santa Cruz para divulgar a pujante literatura de matriz açoriana (Álamo Oliveira, Brites Araújo, Norberto Ávila, Susana Margarido, Victor Rui Dores).

Esta literatura tem sido promovida pelos Colóquios desde 2006, com os Cadernos de Estudos Açorianos, a tradução de obras para sete línguas, a publicação de antologias (http://www.lusofonias.net/cadernos-suplementos-videohomenagens-bibliografia.html) (http://www.lusofonias.net/cadernos-suplementos-videohomenagens-bibliografia/traduzir-autores.html), (http://www.lusofonias.net/projetos/livros-aicl.html) destinados ao currículo regional açoriano. Realce ainda para o Prémio AICL Açorianidade em vários géneros (em parceria com a Editora Calendário de Letras (http://www.lusofonias.net/acorianidade.html)).

Com sete dezenas de inscritos, este Colóquio tem uma sessão especial dia 24, na Escola Secundária da Graciosa, para a qual foram convidadas várias personalidades a fim de haver uma interligação entre académicos, escritores e professores e alunos.

Neste colóquio serão abordados temas como a Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia.

Haverá – para além das sessões científicas – recitais de Poesia, recitais do Cancioneiro Açoriano e de poetas açorianos musicados pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violino, e um recital com o tenor Francisco Lobão do Teatro Nacional de São Carlos, a atuação do Grupo Folclórico de Guadalupe, espetáculos de Teatro com o »Gira Teatro» de Florianópolis, Santa Catarina Brasil e a companhia local «A Semente», e ainda surpresas musicais evocativas do passado musical da ilha Graciosa pelo grupo Coro de Câmara MUS&CANTO e alunos do Ensino Artístico EBSGraciosa.

As 18 regiões e países representados são: Alemanha, Açores, Angola, Austrália, Brasil (Estado do Goiás, Estado do Rio Grande do Sul, Estado de Rondónia, Estado de Santa Catarina, Estado de São Paulo) Cabo Verde, Canadá, EUA, Galiza, Luxemburgo, Portugal, Macau, Moçambique e Timor, incluindo 5 representantes das três academias de língua portuguesa. 

As sessões são abertas ao público. Todas as informações emhttp://lusofonia2009.com.sapo.pt/

Publicado: Segunda, 14 Setembro, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter