AIPA

Governo confirma vinda de 1500 refugiados de guerra

Texto: DN | Foto: Direitos Reservados 

A ministra da Administração Interna confirmou em Bruxelas que Portugal está disponível para receber os refugiados de guerra, conforme o DN noticiou no passado dia 7 de julho.

Anabela Rodrigues participou esta segunda-feira no Conselho de Justiça e Assuntos Internos Extraordinário, para debater a resposta europeia à crise no Mediterrâneo, muito em particular o esforço comum de apoio aos países mais afetados pela pressão migratória nas fronteiras externas da UE.

Esta reunião teve como objetivo seguir o mandato do Conselho Europeu, do dia 25 de junho, de acordo com o qual os países da União Europeia (UE) deveriam adotar medidas para instalar cerca de 60 mil refugiados, dos quais 40 mil estão atualmente na Grécia e na Itália, depois de terem sobrevivido à travessia marítima do Meditterrâneo.

"A Ministra da Administração Interna de Portugal reiterou, uma vez mais, a sua solidariedade para com os Estados-membros mais afetados pelos fluxos migratórios recentes, tendo demonstrado disponibilidade para acolher, nos próximos dois anos, 1.500 pessoas com necessidade de proteção internacional", diz um comunicado oficial do ministério.

O DN noticiou há duas semanas que esses refugidos serão essencialmente sírios, a maior parte com formação média e superior. O financiamento da UE atribui aos países cerca de 6 mil euros por ano para apoiar cada refugiado.

Publicado: Terça, 21 Julho, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter