AIPA

ACM lança primeiro Concurso de Ideias para o empreendedorismo emigrante

Texto: ACM | Foto: Direitos Reservados 

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) acaba de lançar a primeira edição do Concurso de Ideias VEM, que tem como objetivo apoiar os emigrantes micro-empreendedores, que têm projetos para a criação de negócios em Portugal.  

De acordo com o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado “O Concurso de Ideias VEM faz parte de um conjunto de medidas, incluídas no Plano Estratégico para as Migrações, que o ACM vai desenvolver para capacitação do empreendedorismo e captação do investimento dos cidadãos nacionais emigrantes, que querem regressar a Portugal” .

Pedro Calado acrescenta “Em paralelo com o VEM, o ACM vai promover Projetos Locais de Capacitação, dando novas valências aos portugueses que estão fora do país e, em especial, aos que querem regressar, para desenvolver o seu projeto profissional em Portugal. Acreditamos que esta capacitação em empreendedorismo é um passo importante na preparação dos emigrantes que pretendem participar nos programas de apoio e de especial interesse para todos os portugueses que, apesar da distância, continuam a sonhar um projeto profissional próprio no seu país”.

O concurso, com candidaturas abertas entre 7 de julho e 7 de setembro de 2015, dirige-se a portugueses e lusodescendentes que vivem no estrangeiro e tem como objetivo apoiar a estruturação e implementação de soluções empreendedoras, bem como o acompanhamento em todas as fases de operacionalização indispensáveis para transformar um projeto num negócio em Portugal.

Após o período de candidaturas do VEM, serão selecionados até 240 projetos que beneficiarão de apoio técnico para desenvolvimento do plano de negócio. Deste total serão selecionados os finalistas, que apresentarão o seu projeto num elevator pitch, momento crucial para eleger os empreendedores que vão obter até 20 mil euros de financiamento, assim como acompanhamento e monitorização para a implementação e arranque do seu negócio.

Podem concorrer a este Concurso os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou os lusodescendentes, maiores de 18 anos, que residam fora de Portugal, que se comprometem a desenvolver uma ideia de negócio a implementar no território nacional, e que vão fixar residência regular em Portugal, criando no país o seu posto de trabalho.

O regulamento do Concurso de Ideias VEM, bem como a ficha de pré-inscrição obrigatória encontram-se disponíveis em: http://www.acm.gov.pt/-/concurso-de-ideias-vem.

Publicado: Tera, 07 Julho, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter