AIPA

’Tarde da Diversidade’ uniu imigrantes e açorianos para uma festa intercultural

A AIPA promoveu, este sábado, em Ponta Delgada, a ‘Tarde da Diversidade’ para o lançamento da 4ª edição do projeto “Tu existes, Tu contas”. Uma festa intercultural que reuniu imigrantes e açorianos, com gastronomia, música e dança.

A iniciativa contou com a participação e contributo de cerca de 11 mulheres imigrantes de países como América, Angola, Brasil, Cabo-Verde, Cuba, Guiné-Bissau, Moçambique e Ucrânia que elaboraram uma exposição com objetos culturais dos seus países e uma feira gastronómica com iguarias típicas das suas terras.

O evento teve também a participação especial do grupo ‘Cuida-te’, um conjunto de mulheres do Centro Social e Paroquial da Fajã de Cima, que colaboraram na feira gastronómica com doces e salgados típicos dos Açores.

A ‘Tarde da Diversidade’ teve ainda as atuações do grupo infantil de folclore do Livramento, do músico guineense, Ciro Costa, e contou, por fim, com uma demonstração do ‘Batuque’, uma dança típica de Cabo Verde.

Com esta atividade a AIPA pretendeu fomentar e dar a conhecer o projeto “Tu existes, Tu contas”, angariando, assim, mais mulheres interessadas em fazer parte do projeto.

Por outro lado, esta foi uma forma de promover a interculturalidade, unindo a cultura de diversos países, imigrantes e açorianos numa festa da diversidade.

A 'Tarde da Diversidade' contou com as presenças do Diretor Regional das Comunidades, Paullo Teves, presidente da AIPA, Paulo Mendes, e de Clarisse Canha, da UMAR Açores. 

O projeto "Tu existes, Tu contas" surgiu em 2008, uma parceria entre a AIPA e a UMAR-Açores, numa altura em que se começou a verificar que a mulher imigrante, principalmente a desempegada e doméstica, se sentia isolada, dedicando-se, apenas, à esfera doméstica. Facilitar a sua integração, quebrar este isolamento e criar laços reais de amizades foram os objetivos primordiais do projeto.

A iniciativa consiste, assim, num encontro quinzenal entre mulheres imigrantes e açorianas, onde partilham a sua cultura, dando a conhecer receitas culinárias, músicas, danças, histórias e línguas dos seus países.

Publicado: Segunda, 29 Junho, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter