AIPA

AIPA preocupada com a saúde dos imigrantes

A AIPA, através do seu secretário de direção e coordenador dos CLAII'S dos Açores, Leoter Viegas, apresentou, esta quinta-feira, 21 de maio, o folheto informativo sobre “Cuidados de Saúde aos Imigrantes na Região Autónoma dos Açores”, lançado em fevereiro deste ano, no seminário 'Interculturalidades na Região Açores', promovido pela Cresaçor.

Na sua intervenção, Leoter Viegas expôs, também, o projeto 'Açores Acolhe', que tem como áreas de intervenção a educação e a saúde.

No âmbito da saúde, o secretário de direção adiantou que, ainda este ano, será realizado um "roteiro de saúde dirigido aos imigrantes", nas ilhas de São Miguel e Terceira. Realizar-se-ão rastreios de saúde cardiovascular, "de modo a sensibilizar os imigrantes para um estilo de vida saudável, os cuidados a ter com a alimentação e o incentivo à prática de desporto", acrescenta.

"Temos consciência de que as questões de saúde não se restringem somente à ausência de doenças. É necessário consciencializar os imigrantes de que a saúde envolve todo um conjunto de bem-estar físico, mental e social", frisou.

Referindo-se ao folheto informativo, Leoter Viegas anunciou, também, que serão promovidas sessões de esclarecimento, nas ilhas de São Miguel e Faial, sobre os direitos e deveres dos imigrantes no acesso aos cuidados de saúde, a estrutura dos Sistema de Saúde nos Açores, a forma de obtenção do número de utente e o direito de acesso à saúde dos imigrantes em situação irregular, tal como aconteceu na ilha Terceira, no passado mês.

"Numa altura em que crise económica e financeira ainda pesa entre nós e que a comunidade imigrante é a mais penalizada no País e na Região em termos de desemprego, temos consciência de que esses fatores têm influência na saúde dos imigrantes. A AIPA continuará a alertar as autoridades para esses problemas, para em conjunto encontrarmos soluções", termina.

O seminário 'Interculturalidades na Região Açores' enquadrou-se no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e contou com vários especialistas para debater a Interculturalidade na Região Açores ao nível da Educação e da Saúde.

Publicado: Sexta, 22 Maio, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter