AIPA

Homenagem às vítimas da imigração forçada em Ponta Delgada

A Associação dos Imigrantes nos Açores – AIPA - irá promover no próximo dia 28 de abril, pelas 18h30, nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada, uma concentração simbólica em homenagem aos imigrantes que morreram no Mediterrâneo, na última semana.

Segundo a Agência das Nações Unidas para o Refugiados (ACNUR), apenas em 2015 mais de 1500 imigrantes já morreram ao fazerem a travessia.

Tendo consciência da complexidade do fenómeno das migrações e da necessidade de uma abordagem séria e de envolvimento dos governos europeus e africanos, é da máxima prioridade a concretização de um plano que permita, em primeiro lugar, salvar as pessoas que tentam chegar, através do Mediterrâneo, à Europa.

Perante a realidade dos Açores em matéria das migrações e do próprio compromisso moral que todos nós temos, a AIPA pretende mesmo que simbolicamente solidarizar-se com as vítimas do último naufrágio e reforçar a pressão junto da União Europeia para concretizar um plano de emergência para travar esta autêntica onda de assassinato que temos vindo assistir, mesmo às portas da Europa.

Aproveitamos para apelar às pessoas que, vestidas de branco, participem nesta concentração simbólica, pois acreditamos que a pior atitude que podemos ter é o silêncio.

 

Publicado: Segunda, 27 Abril, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter