AIPA

Líderes europeus debatem migração em cimeira de emergência

Texto: Sábado | Foto: Direitos Reservados 

Os líderes dos países da União Europeia, entre eles o primeiro-ministro Passos Coelho, reúnem-se hoje numa cimeira extraordinária em Bruxelas para conseguir um acordo quanto a medidas que previnam a morte de mais pessoas no mar Mediterrâneo, depois de um naufrágio na noite de 18 de Abril ter custado a vida a cerca de 800 pessoas.

Donald Tusk, o presidente do Conselho Europeu, afirmou na carta-convite enviada aos líderes dos Estados-membros que "a migração é um assunto complexo" que só pode ser enfrentado se forem combatidas as suas "causas profundas", cita a agência Lusa. "Espero por isso que acordemos medidas muito práticas que contribuam para este objectivo, em particular através do reforço das possibilidades de busca e salvamento, combatendo os traficantes e desencorajando as suas vítimas a pôr a vida em risco, ao mesmo tempo que reforçamos a solidariedade entre os Estados-membros".

A reunião começará às 15 horas de Portugal continental (16 horas em Bruxelas).

Entretanto, o jornal britânico The Guardian divulgou um rascunho da declaração que deverá ser acordada entre os líderes dos países da União Europeia, após a cimeira. O jornal indica que serão apenas disponibilizados pela Europa 5 mil lugares para os imigrantes e refugiados que tentam chegar ao continente europeu. Os restantes serão enviados para trás, com a ajuda de um programa de extradição rápida coordenado pela Frontex, a agência que regula as fronteiras europeias. Para além disso, os países deverão ainda aumentar a ajuda de emergência nos países fronteiriços (ou seja, Itália, Grécia e Malta) e "considerar opções para organizar a deslocalização de emergência entre Estados-membros".

Publicado: Quinta, 23 Abril, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter