Segundo uma notícia da Agência LUSA, de dia 22 de Março, "o PSD propôs na Assembleia da República a criação de um programa de incentivos para que os professores no desemprego prestem apoio na integração de jovens imigrantes na sociedade portuguesa.
Ao intervir no Parlamento, o deputado social-democrata Feliciano Barreiras Duarte propôs aos deputados a criação do programa "+ Inclusão".
"O objectivo é proporcionar aos profissionais do ensino e da formação que estão no desemprego que, voluntariamente, possam utilizar o seu tempo e os seus conhecimentos no apoio à integração dos jovens estrangeiros, nomeadamente no cam po do ensino da língua portuguesa e das regras de cidadania", explicou o deputado.
De acordo com Feliciano Barreiras Duarte, "apesar das características de voluntariado deste projecto, os profissionais que a ele aderirem deverão receber contrapartidas profissionais que lhes poderão servir de grande utilidade na obte nção de um emprego".
Para justificar a criação desse programa, o também ex-secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência do governo PSD lembrou os deputados que no a no lectivo 2003/04 estudavam nas escolas portuguesas 81.470 alunos estrangeiros.
"Segundo dados do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, entidade estatística do Ministério da Educação, mais de metade dos alunos das e scolas básicas de Lisboa são estrangeiros", indicou o antigo responsável pela pa sta da imigração.
"O grande número e a diversidade de nacionalidades nas nossas escolas deve m ser entendidos como um factores de satisfação e um sinal positivo perante os d ramáticos números da nossa demografia", acrescentou.
Para o deputado social-democrata "é nas escolas que a sociedade tem de dar os primeiros passos para a integração dessas crianças".
Por outro lado, o deputado considera que o programa "+ Inclusão" é também positivo para os professores que estão no desemprego.
"São muitos os portugueses que não conseguem arranjar trabalho com formação associada à educação, à formação e à qualificação", referiu o social-democrata no Parlamento.
"É a pensar nestas duas realidades que o PSD apresenta o projecto '+ Inclusão'", afirmou Barreiras Duarte.
Na sua intervenção, o deputado manifestou ainda a "preocupação" do PSD com a proposta de extinção do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) prevista num estudo técnico sobre a reforma da administração pública.
"O Alto Comissariado é um pilar fundamental para a concretização das políticas de imigração em Portugal", defendeu Barreiras Duarte.
Para o antigo governante, "a sua extinção representaria um grave retrocess o nas políticas humanistas que é preciso desenvolver nesta área".
MCL.
Lusa
Publicado: Quinta, 23 Março, 2006
Retroceder