AIPA

Empreendedorismo Para Estudantes Internacionais

Texto/Foto: ACM

O Alto Comissariádo para as Migrações (ACM), no âmbito das suas atribuições criou em 2009 o PEI – Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante o qual tem vindo a ser desenvolvido, até então, em diversos territórios do nosso país (16 concelhos). Até à presente data participaram no PEI 1547 pessoas e conhece-se a abertura de 94 negócios.

Este projeto centra-se na capacitação de imigrantes que pretendam estruturar uma ideia de negócio e que, para tal, precisem de apoio técnico, orientação e consultoria. Trata-se de um projeto onde o contexto local, o ambiente empreendedor, a iniciativa e comprometimento das entidades envolvidas são sentidos como fulcrais para potenciar a criação de negócios bem como permitem um acompanhamento próximo ao empreendedor. Por outro lado, e uma vez dirigido a adultos, o PEI utiliza metodologias práticas e centra-se muito no desenvolvimento da pessoa e das suas competências.

Em 2014 realizamos uma avaliação ao projeto (conduzida de forma independente pelo CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano), a qual incidiu sobre o período 2009-2014. Esta mesma avaliação demonstra que o PEI parece ser capaz de responder a outros públicos para além daqueles que pareciam ser o seu “público natural”.

Neste sentido, o ACM desenvolverá, no primeiro semestre de 2015, o PEPEI - Projeto de Empreendedorismo Para Estudantes Internacionais  considerando que a formação e a capacitação em empreendedorismo é cada vez mais uma ferramenta base para a inserção na vida ativa, e também que: (a) este tem sido um público que nos tem procurado; (b) se verifica uma tendência para o aumento de estudantes internacionais os quais poderão ter interesse em fixar-se em Portugal e aqui explorar a possibilidade de dinamizar um negócio.

Trata-se de uma experiência-piloto que utiliza as metodologias do PEI, podendo ocorrer adaptações de acordo com o perfil e necessidades dos participantes.

Esta primeira ação decorrerá no CNAI de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14, Lisboa), prevendo-se o seu início entre Março e Abril. Todas as atividades previstas são gratuitas (ações de capacitação presenciais e consultoria), havendo a possibilidade de ser bilingue (português e inglês).

Vimos solicitar junto da instituição que representa a divulgação desta iniciativa, anexando um cartaz informativo.

Caso pretendam mais informações ou desejem contactar a coordenação do projeto poderá fazê-lo para pei@acm.gov.pt ou 21 810 61 00.

Publicado: Quarta, 11 Maro, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter