AIPA

Nelson Évora alcança medalha de ouro em triplo salto

Texto: ACM | Foto: Direitos Reservados 

O português Nelson Évora, originário da Costa do Marfim, alcançou a medalha de ouro, na prova do triplo salto, na 33ª edição do Campeonato da Europa de pista coberta, que decorreu, no último fim de semana, em Praga, na República Checa.

O atleta do Benfica sagrou-se campeão com um triplo salto de 17.15 metros, à frente do espanhol Pablo Torrijos (17.04) e do romeno Marian Oprea (16.91).

A prova foi realizada no sábado, mas a cerimónia solene decorreu ontem, com Nélson Évora a ouvir o Hino de Portugal e a receber a medalha de ouro de campeão europeu da especialidade. Ao seu lado, estiveram o espanhol Pablo Torrijos, segundo classificado, e o romeno Marian Oprea, terceiro.

De realçar que esta é a 20ª medalha portuguesa no historial dos Europeus de pista coberta e a única na edição deste ano.

“Este é um momento espetacular, depois de tantos anos de lesões e um exemplo para todos os que não acreditavam que era possível. Não podia ter feito melhor, estou fisicamente bem e não tenho dores”, referiu o triplista ao jornal Público.

DEPOIS DA TEMPESTADE…A BONANÇA

O atleta português tem 30 anos e não conquistava, desde 2009, qualquer medalha em grandes competições desde 2009.

Nelson Évora ultrapassou um período conturbado de lesões, operações e períodos de recuperação. A 18 de janeiro de 2012, lesionou-se, com gravidade, durante um evento no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, e em Janeiro de 2014, voltou a lesionar-se, tendo sido anunciada uma artroscopia ao joelho.

O atleta da Costa do Marfim está de volta e fê-lo da melhor forma ao consagrar-se Campeão Europeu, tonando-se mais uma vez um orgulho para Portugal.

Esta consagração confirma o relançamento da carreira deste atleta. Os Jogos Olímpicos de 2016 é o passo que se segue.

UM TALENTO DA COSTA DO MARFIM

Nelson Évora nasceu, a 20 de Abril de 1984, na Costa do Marfim. O atleta é especialista em triplo salto, embora também pratique salto em comprimento. Atualmente, o atleta representa o Sport Lisboa e Benfica.

O Triplista já representou Portugal em várias provas internacionais, tendo sido campeão do mundo do triplo salto em 2007 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Em 2007, recebeu a Medalha Olímpica Nobre Guedes, um prémio atribuído anualmente pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), para distinguir os desportistas portugueses que mais se destacaram pelos seus resultados alcançados.

O seu site oficial, lançado em 2008, surgiu com “nova cara” em 2012. Adivinhava-se já então uma volta em grande.

Publicado: Segunda, 09 Maro, 2015

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter