AIPA

Ponta Delgada irá assinalar o Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural

A AIPA, através do Centro Local de Apoio ao Imigrante, sugeriu e o Município de Ponta Delgada instituiu a data de 15 de julho como o Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural.

Por isso mesmo, a efeméride é assinalada pela primeira vez, no dia próprio (a próxima segunda-feira) com uma conferência, intitulada “O Contributo dos Imigrantes no desenvolvimento do Concelho de Ponta Delgada”.

O tema escolhido é, justamente, o objetivo de se assinalar este dia num concelho com a dimensão de Ponta Delgada, onde são muitos os imigrantes que aqui residem e trabalham. Para o Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, a importância de se instituir esta data comemorativa acontece porque “Ponta Delgada deve consolidar a sua condição de cidade e concelho de integração multicultural, uma vez que são muitos os imigrantes que aqui residem e trabalham, dando um contributo inestimável ao desenvolvimento concelhio, bem como a uma relação de tolerância e de diálogo intercultural”.

É neste sentido que as comemorações do Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural, organizadas pela autarquia de Ponta Delgada e pela AIPA, têm lugar no Centro de Estudos Natália Correia, na freguesia de Fajã de Baixo, com um programa que começa às 18h00, nos seguintes termos:

Às 18h30, a realização da conferência “O contributo dos imigrantes no desenvolvimento do Concelho de Ponta Delgada”, intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, do Diretor Regional das Comunidades, de Licínio Tomás, da Universidade dos Açores, de Paulo Mendes (AIPA) e de Leoter Viegas (CLAII), do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes.

O programa comemorativo do Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural, continua às 19h30, no Centro de Estudos Natália Correia com a apresentação da 3ª edição do Concurso Olhares sem Fronteiras (uma parceira AFAA), um concurso de fotografia que tem ajudado a partilhar a presença da população imigrante nos Açores. No final do Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural, haverá um momento musical.

 Dia Municipal de Ponta Delgada do Imigrante e do Diálogo Intercultural Data: 15 de julho (segunda-feira) Hora: 18h00 Local: Centro de Estudos Natália Correia

Publicado: Sexta, 12 Julho, 2013

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter