AIPA

Apresentação pública da 5ª Edição do Festival "O Mundo Aqui"

A AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores apresentou hoje, dia 25 de outubro, na sua sede, a 5ª edição do Festival “O Mundo Aqui” que terá lugar de 9 a 11 de novembro, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, assente essencialmente na gastronomia, música, dança, enquanto veículos de promoção da interculturalidade.

Aproveitando o ano do Brasil em Portugal, a edição do Festival irá dar uma atenção especial ao Brasil: estará pela primeira vez na Região, o grupo “Tércio Borges & Democratas do Samba” que tem a sua raiz no samba, a começar pela sua formação acústica, sua principal caraterística mas, também, pelo Cavaquinho, violão, vozes, percussões e sopros, numa roda de samba tipicamente carioca.

A presença do Brasil será ainda visível através da gastronomia, da exibição do Filme 'O Manuscrito Perdido” de José Barahona e de workshops de capoeira e samba, ministrados por imigrantes brasileiros residentes na Região.

Na vertente musical, iremos ter a apresentação de 6 bandas, distribuídos por 2 concertos por noite, sendo que 70% dos artistas que participam no Festival são residentes na Região.

É de destacar a atuação de Teresa Gentil , Jaime Goth e Rafael Carvalho (que irão fazer uma fusão da música açoriana com a cabo-verdiana), do grupo faialense “Experimentar Na M’Incomoda” (que apresentará o seu último trabalho), Maninho e Bem-David e do artista cabo-verdiano residente no Porto, Bilan. Depois dos concertos, os cruzamentos culturais têm continuidade no Arco 8, através dos DJ´s Fellini, Sargento Zundapp e Dj Tchulas.

É de destacar a realização de mais de uma dezena de atividades paralelas, com destaque para “Poesias do Mundo”, “Contos de Lá”, Pecha Kucha, Workshops de dança, exposição de fotografia de Pepe Brix, “Retratos do Mundo” e Torneio de Oril.

Na vertente gastronómica, o Festival terá sabores de 6 países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau e México), cujos stands são da responsabilidade de imigrantes residentes na Região. Ainda no âmbito da gastronomia, iremos realizar vários shows cooking onde os visitantes terão a oportunidade de aprender a confecionar alguns dos pratos típicos.É de realçar a implementação do Sistema de Higiene e Segurança Alimentar nas tendas gastronómicas.

As pulseiras adquiridas antecipadamente têm um custo de 5 euros para o público em geral e de 3 euros para os sócios da AIPA. Estas dão entrada para os três dias do Festival, bem como para todas as atividades paralelas. Os bilhetes diários custam 2 euros para o público em geral e 1 euros para os sócios de AIPA. As pulseiras podem ser adquiridas a partir de hoje na sede da AIPA.

Iremos ter cerca de 20 voluntários no Festival e contamos ter mais de duas mil visitas.

Queremos agradecer aos nossos parceiros, em especial o Governo dos Açores, ACIDI, o Fundo Europeu para Integração de Nacionais de Países Terceiros, HDG-Açores, Portas do Mar, Iris e mais uma dezena de instituições que se associaram a essa iniciativa.

Acreditamos, por isso, que estão reunidas todas as condições para uma verdadeira festa e encontros de povos e culturas nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Temos a expetativa de que a população possa corresponder para que todos juntos possamos dizer e vivenciar o slogan do nosso Festival “O Mundo é de todas as cores”.

Publicado: Quinta, 25 Outubro, 2012

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter