A nossa vida quotidiana é, hoje, fortemente determinada pela comunicação social, sendo que os jornalistas têm, entre outras responsabilidades, a tarefa de ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e, em última instância, de produzir melhores cidadãos.
Existe, porém, um outro lado da moeda, cujo argumento assenta na premissa de que os jornalistas devem ir ao encontro do que as pessoas querem. Nós estamos, definitivamente, do lado da primeira ideia e foi com esse propósito que a AIPA, através do CLAII de Ponta Delgada, realizou, em parceria com o Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores, nos dias 2 e 3 de outubro, um workshop e uma conferência sobre os "Media, Imigração e Diversidade".
A iniciativa teve por objetivos mobilizar os estudantes e os profissionais de comunicação social para as questões dos Media, Imigração e Diversidade e, por outro lado, incentivá-los a aprofundarem o tema da imigração nos seus trabalhos jornalísticos.
No workshop e conferência estiveram presentes alunos da licenciatura de comunicação social e cultura, do mestrado em ciências da comunicação e finalistas de ambos os cursos.
A atividade contou com a participação de Isabel Ferin Cunha que fez aos presentes um balanço das migrações e da diversidade em Portugal centrando-se nos Media. Foram ainda dados exemplos presentes nos noticiários de televisão e imprensa sobre a abordagem da imigração.
Isabel Ferin Cunha é Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1974), Mestra (1984) e Doutorada (1987) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil e Pós-Doutorada em França (CNRS, 1991). Foi professora da Universidade de São Paulo de 1983 a 1991 e da Universidade Católica de Lisboa, 1992-2002. Atualmente é professora na Universidade de Coimbra e vice-presidente do Centro de Investigação Media e Jornalismo, onde tem coordenado alguns projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia/Portugal.
Publicado: Sexta, 19 Outubro, 2012
Web Development Via Oceânica 2009
Site em revisão para a adoção do novo acordo ortográfico.